viernes, 8 de junio de 2012

OFICIAL | Brasil pide a Bolivia salvoconducto para Roger Pinto | NOTA BILINGÜE

El comunicado oficial emitido este viernes por Itamaraty (Cancillería del Brasil).

Brasília concede asilo a senador abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz e pede o governo boliviano que entregue um salvo-conduto ao país…

por Kelly Matos | Folha de Sao Paolo
La noticia publicada por Folha de Sao Paolo.
O governo brasileiro informou nesta sexta-feira (08) que decidiu conceder asilo ao senador boliviano Roger Pinto Molina, que faz oposição ao governo Evo Morales.
De acordo com a nota divulgada pelo Itamaraty, o asilo foi concedido "à luz das normas e da prática do Direito Internacional Latino-Americano e com base no artigo 4.º, inciso X, da Constituição Federal".
O governo boliviano ainda não foi informado da decisão de Brasília. O senador estava na embaixada do Brasil em La Paz desde 28 de maio e havia solicitado asilo político à presidente Dilma Rousseff.
Em entrevista coletiva à época do pedido, o deputado Adrián Oliva indicou que Molina teria dito que não lhe restava outra opção contra o "assédio e a perseguição inclemente" que sofre do governo boliviano.
Em carta dirigida ao "povo da Bolívia", Molina justificou seu pedido pelo fato de o governo ter iniciado mais de 20 processos penais, "um mais descabelado que o outro", e ter sido convocado a depor em quatro diferentes cidades do país "quase todas as semanas".
"A cada denúncia que fiz por corrupção ou narcotráfico, fui processo por desacato, sedição ou difamação, entre outros (...) Já não é um delito a corrupção e o narcotráfico, mas denunciá-los. Institucionalizaram a impunidade", diz o senador em carta.
Desde que Evo Morales assumiu a Presidência boliviana pela primeira vez em 2006, dezenas de opositores saíram do país e buscaram refúgio no Brasil, Paraguai, Estados Unidos, Peru e Espanha, após acusar o governo de perseguição política.

Pedido de salvoconducto para el asilado
Los cancilleres Patriota y Choquehuanca.
O chanceler boliviano David Choquehuanca afirmou, em entrevista coletiva, que conversou com o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, sobre o caso, mas afirmou não ter recebido nenhuma comunicação sobre o asilo.
"Informamos às autoridades brasileiras todos os dados possíveis para que eles possam considerar todos os elementos e se corresponde ou não dar asilo ao senador."
Mais cedo, o jornal boliviano "Página Siete" afirmou que Brasília enviou um documento na quarta-feira (6) pedindo asilo político a Molina e pede o governo boliviano que entregue um salvo-conduto ao país.

ver la nota original


ver la Concessão de Asilo